logo

Valor nutritivo e como comprar

Quiabo

 

Quiabo                                                                                         32 calorias (100g)

O quiabo é uma boa fonte de vitaminas A e C e contém vitaminas do complexo B, além de ser rico em potássio e apresentar ainda cálcio, fósforo e ferro. Ajuda a manter o equilíbrio dos líquidos em nosso organismo. É bom para os pulmões e auxilia no tratamento de asma ou tosse com ronquidão. É indicado ainda para tratamento de verminoses (é antiparasitário) e problemas digestivos. Há vários estudos em andamento e está sendo muito recomendado na alimentação das crianças. É também muito indicado para quem pratica exercícios físicos.   

Para comprar, não é preciso quebrar a pontinha. Ele deve ter uma cor verde forte, deve ser firme e sem manchas. Devem ter no máximo 12 cm (acima desta medida eles costumam ser duros).  

Procure fazê-lo assim que comprar porque ele não gosta de geladeira.     

Eu costumo grelhar o quiabo inteiro, para não soltar muito a baba (a baba aparece quando é cortado cru). Mas também pode ser grelhado cortado ao meio. Só corto as duas pontas depois de grelhado. Bato com o processador e separo o pré-preparo sempre em 1/3 de xícara. Pode ser adicionado a vários pratos, mas costumo colocá-los em pratos com carne de gado ou de frango. Fica ótimo quando faço sobrecoxa assada. Coloco também quando faço tortas de legumes e pratos com massas. É uma boa maneira de espessar recheios de tortas ou empadas e ensopados.  

Período de safra:  novembro a abril. 

 

(Amélia Cândido para o blog: aventurasetravessuras.com.br

 

Não sou nutricionista e nem culinarista. Sou professora, psicopedagoga e mestre em Literatura Infantil. Comecei a me apaixonar pela culinária nos últimos quatro anos quando transformei minha cozinha em um espaço de experimentação em busca de uma alimentação mais nutritiva. Portanto, as informações que escrevo neste blog estão passíveis de muitos erros. Quanto mais leio e pesquiso, mais vejo como cozinhar e nutrir são assuntos recheados de muitos segredos: tentar desvendá-los é o que me encanta.

 

Deixe um comentário